terça-feira, 5 de março de 2013

Doe sangue,salve vidas ! Guilherme Adverte !

Vitor foi MEGA HERÓI e salvou Lia da morte. E só doando sangue, hein!!! (Foto: Malhação / Tv Globo)

Sério, glr, agora o papo é sério e MEGA importante! Todo mundo tá ligado no acidente da Lia (Alice Wegmann), né? A gata passou o MAIOR perrengue e ficou entre a vida e a morte! Tadinha, né?
A Lia tem um sangue tipo "O", que é mais difícil de ser encontrado, e os estoques desse tipo de sangue estavam zerados no hospital. Mó barra, né? Na última hora, Vitor(Guilherme Leicam) chegou e disse que o sangue dele também era "O" e ele poderia doar pra Lia. Um fofo, né?
Mas a coisa poderia ter ficado feia se o Vitor não tivesse chegado, não? Tudo isso porque a galera não doa sangue! Quando acontece uma grande tragédia, como o incêndio na boate lá em Santa Maria (RS), a população até ajuda e corre para os postos de coleta. Mas o problema que todo dia tem gente sofrendo acidente, isso sem contar as cirurgias que acontecem todos os dias pelo Brasil inteiro! E os hemocentros estão seeeempre precisando de doadores!
O Guilherme Leicam passou por uma situação parecida na vida real. Mas, desta vez, o gato não tinha o mesmo tipo sanguíneo necessário: “Na escola, a diretora passou lá nas salas e pediu pra doar pra um menino que tava precisando. Não era o meu tipo sanguíneo, mas meus amigos ajudaram. A gente só vê como a doação de sangue é importante quando acontece na sua família ou com alguém próximo da gente, né? Mas é super importante doar!”.
Pra você ter uma noção, o Hemorio, no Rio de Janeiro, recebe uma média de 250 doadores por dia. Em época de férias e feriados, esse número pode cair pela metade! Só que, pra atender a rede de hospitais públicos do estado, o Hemorio precisa de 600 doações diárias. Barra, né?
Então, se liga, porque doar sangue é muuuuito importante, hein! Olha só o toque da Alice (Wegmann): “Tem que fazer tudo direitinho, procurar o hemocentro, ver idade mínima, peso, tudo isso. Alguns amigos meus já doaram e eu acho super importante. Sempre tem alguém precisando. É muito importante mesmo!”.
E aí? Quer ajudar alguém doando sangue? Veja se você está liberado:
- É preciso levar um documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional)
- Tem que estar bem de saúde
- Tem que ter entre 16 e 68 anos incompletos. Se você tem 16 ou 17 anos, precisa de uma autorização dos pais e/ou responsáveis legais. Você encontra o modelo de autorização lá no site do Hemorio
- Seu peso deve ser, no mínimo, o de 50Kg
- Não pode estar em jejum! Mas tem que evitar alimentos gordurosos 3 horas antes da doação!- Se você está com febre, gripe, resfriado, anemia ou tá usando algum medicamento,não dá pra doar até ficar 100%. Ah, e se você fez uma tattoo há pouco tempo, tem que esperar 1 ano, tá?
Informações: Hemorio

2 comentários: